O Moinho e a Serragem de Água localizam-se no sítio da Achadinha, onde se pode testemunhar o modo como a população empregava a força propulsora da água no seu quotidiano.
A Serragem de Água é classificada como Monumento de Valor Local pela Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) desde 1998. Esta é a única serragem de água em funcionamento na Ilha da Madeira. A Serragem da Achadinha é considerada Monumento de Valor Local pela Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC) desde 1998. Esta serragem situa-se perto do Moinho de Água. A azenha do Moinho ainda se encontra em funcionamento, alimentada pelas águas da Levada do Rei. Atualmente, a população ainda recorre a este moinho para moer trigo, milho, cevada e centeio, como antigamente.
A fotografia do Moinho foi captada no ano de 1986 e está inserida no conjunto de captações fotográficas que compõem a exposição permanente intitulada “António Aragão, Memórias de um Património Fotografado” no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.