A freguesia de São Jorge pertence ao concelho de Santana. De acordo com a informação censitária, a freguesia de São Jorge possui 1173 habitantes e é uma das mais antigas da Madeira, completou no dia 23 de abril de 2022 quinhentos e sete anos de existência.

A freguesia encontra-se parcialmente submersa na floresta Laurissilva, a maior fatia da população se dedica à produção agrícola. Apesar de continuar uma freguesia eminentemente rural, tem conhecido algum desenvolvimento ao longo dos tempos, devido ao crescimento turístico e à existência da via expresso. Esta localidade detém vários serviços e instituições de âmbito social, educativo, religioso, cultural e recreativo. Em breve será inaugurado o Museu do Barroco em São Jorge, onde estará patente algum do espólio da Igreja Matriz do século XVI ao século XX, e será exibido um pouco da história do Barroco insular.

São Jorge é rico em património natural, material e imaterial. Conhecidos da freguesia e muito visitados são os miradouros, caminhos, veredas, fontanários, praia do calhau e a deslumbrante Igreja Matriz de estilo barroco, os quais constituem motivos de orgulho para os são-jorgenses. O património cultural das suas gentes passa por uma panóplia de tradições que vão dos provérbios, contos, lendas, literatura popular, que encerram muito da sabedoria popular, canções que animaram datas e épocas festivas e acontecimentos sociais da freguesia, aos jogos que ocuparam os momentos de ócio das suas gentes.

De acordo com o testemunho das pessoas mais idosas o hino a São Jorge constitui uma composição poética e musical muito antiga, que pressupostamente foi criada pela Banda da Ribeira Brava, quando vinha a São Jorge tocar nas festas do verão. Os músicos ao vislumbrar a freguesia, do cimo das serras, ficaram inspirados e presentearam São Jorge e os são-jorgenses com o hino “São Jorge Rincão Florido”, cantado até aos dias de hoje pelas suas gentes.

Na freguesia destacam-se ainda, pela qualidade, os snacks bar onde se bebe a poncha regional e os restaurantes de peixe ou carne, que juntam a inovação à tradição nos seus pratos.

https://www.facebook.com/coracaodonorte/videos/4486007026072/

Viola Engenheiro Zeca Branco; Bandolim Senhor Caldeira, Violino Professor Virgílio Caldeira, gravado nos estúdios de Paulo Ferraz em 1997 para o carro alegórico que abriu o cortejo da Festa da Flor nessa altura.

Dia Mundial da Voz 2022 – Vozes da Terra – “Hino: São Jorge, rincão florido” e “Mourisca de Santana” – Bing video

Dia Mundial da Voz 2022 – Vozes da Terra – “Hino: São Jorge, rincão florido” e “Mourisca de Santana”